sexta-feira, 15 de junho de 2007

A Cidade de Buenos Aires

Histórico:
Buenos Aires foi fundada duas vezes:
A primeira delas, em 1536 quando Dom Pedro de Mendoza, colonizador espanhol, estabeleceu o primeiro assentamento. Ao qual chamou: Ciudad del Espíritu Santo e Puerto Santa María del Buen Ayre. A segunda –e definitiva–, em 1580. Juan de Garay denominou o lugar como Ciudad de Trinidad.
No século XIX o porto foi o ponto de chegada da grande corrente imigratória promovida pelo Estado argentino para povoar o País. Espanhóis, italianos, sírio-libaneses, poloneses e russos deram a Buenos Aires o ambiente de ecletismo cultural que a caracteriza.
Ao longo do século XX, sucessivas migrações —internas, de países latino-americanos e do Oriente— terminaram de dar a Buenos Aires um perfil de uma cidade cosmopolita onde convivem pessoas de diferentes culturas e religiões.
Localização:
A cidade de Buenos Aires é a capital da República Argentina. Localizada no hemisfério sul do continente americano. A cidade se estende sobre um terreno plano, e tem uma superfície de 202 km quadrados onde vivem aproximadamente 3 milhões de habitantes. Somando também a população da área metropolitana, a população total de Buenos Aires supera os 10 milhões de habitantes, o que a converte em um dos 10 centros urbanos mais populosos do mundo.
O Rio de la Plata e o Riachuelo são os limites naturais da Cidade na direção leste e sul. O resto
do perímetro metropolitano está rodeado pela avenida de circunvalação General Paz, que rodeia
a cidade de norte a oeste e completa o limite da cidade. Esta avenida liga de maneira rápida, a capital com o Grande Buenos Aires, uma faixa com alta concentração de habitantes e forte atividade comercial e industrial.
Estações:
Verão (21 de dezembro a 20 de março)
Outono (21 de março a 20 de junho)
Inverno (21 de junho a 20 de setembro)Primavera
(21 de setembro a 20 de dezembro)

O habitante da província de Buenos Aires
é chamado “bonaerense”.
Nivel Sanitário:
Não é obrigatório nem há necessidade de se aplicar nenhuma vacina antes de entrar a Buenos Aires, já que é uma cidade segura do ponto de vista sanitário. A água da rede pública é potável. Os hospitais públicos que estão à disposição do turista atendem urgências durante as 24 horas do dia de forma gratuita. Os profissionais médicos são reconhecidos, a nível mundial, como de excelente qualidade. O serviço de ambulâncias para emergências (SAME) é gratuito.
Temporada Turística:
Qualquer momento do ano é bom para visitar a cidade. Janeiro (verão) é o mês mais tranqüilo
(muitos de seus habitantes tiram férias) mas a oferta cultural da cidade continua sendo abundante e variada. Quando se dispõe de vários dias é possível combinar a estada em Buenos Aires com algum passeio pelos arredores da cidade: o Delta, fazendas ou a ilha Martín García, por exemplo.
Tax Free:
É possível recuperar o IVA, dos produtos que foram comprados nas lojas que têm o cartaz TAX FREE, Para isso é preciso guardar as notas fiscais ou tickets das compras e preencher um formulário que se retira no Aeroporto. obs: Na Argentina o IVA é de 21%.

O código de país para a Argentina é 54, e o código de
área de Buenos Aires, é 11.

Consulado do Brasil:
Brasil
Carlos Pellegrini 1363 5
Barrio: Retiro
4515 6500
diversos@interprov.com.ar
www.brasil.org.ar
Segundas a sextas das 9 às 13.


Nenhum comentário: